MÓDULO 2

Acessibilidade Web e Tecnologias de Apoio

Semana: 21 de abril a 4 de maio


1. Atividades comuns para todos os participantes: 

a) Ler e explorar os recursos recomendados.

b) Comentário individual no fórum - discussão de tema.

2. Escolha uma das alternativas de atividades (individual ou em grupo):

a) Produza uma visualização das orientações WCAG 2.0 (Glogster, Lino, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual.

b) Selecione um software livre (site Freeware NEE), explore um demo/tutorial e explique como poderia ser utilizado em benefício de qualquer um dos seus alunos com NEE ou pessoa que conheça com alguma incapacidade (utilizar qualquer ferramenta de captura de imagem/vídeo: Jing, Snagit, Camstudio, Knovio, etc… veja no guião do curso em ferramentas e demos). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio 
individual. 

c) Utilize um simulador de validação de acessibilidades Web (por ex: AccessMonitor, TAW) e analise alguns websites verificando se cumprem as regras de acessibilidade WCAG. Identifique eventuais problemas. Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe  no  e-portefólio individual.


MÓDULO II


Diretrizes de Acessibilidade

para o Conteúdo da Web (WCAG) 2.0

                                                                                  
Definem a forma como tornar o conteúdo da Web mais acessível a pessoas com incapacidade, independentemente das suas limitações: cegueira e baixa visão, surdez e perda de audição, incapacidades ao nível da aprendizagem, cognitiva, da fala... Também facilita a utilização do conteúdo web pelos utilizadores em geral.

1-   Percetível

Diretriz 1.1- Alternativas em Texto: Fornecer alternativas em texto para qualquer conteúdo não textual permitindo, assim, que o mesmo possa ser alterado noutras formas mais adequadas à necessidade da pessoa, tais como impressão em caracteres ampliados, braille, fala, símbolos ou linguagem mais simples. Diretriz 1.2- Multimédia Baseada no Tempo: Fornecer alternativas para multimédia baseada no tempo. Diretriz 1.3- Adaptável: Criar conteúdos que possam ser apresentados de diferentes maneiras (por ex., uma disposição mais simples) sem perder informação ou estrutura. Diretriz 1.4- Discernível: Facilitar a audição e a visualização de conteúdos aos utilizadores, incluindo a separação do primeiro plano e do plano de fundo.

2-   Operável

Diretriz 2.1- Acessível por Teclado: Fazer com que toda a funcionalidade fique disponível a partir do teclado. Diretriz 2.2- Tempo Suficiente: Fornecer tempo suficiente aos utilizadores para lerem e utilizarem o conteúdo. Diretriz 2.3- Ataques Epilépticos: Não criar conteúdo de uma forma conhecida por causar ataques epilépticos Diretriz 2.4- Navegável: Fornecer formas de ajudar os utilizadores a navegar, localizar conteúdos e determinar o local em que se encontram.

3-   Compreensível


Diretriz 3.1- Legível: Tornar o conteúdo de texto legível e compreensível. Diretriz 3.2- Previsível: Fazer com que as páginas Web surjam e funcionem de forma previsível. Diretriz 3.3- Assistência de Entrada: Ajudar os utilizadores a evitar e corrigir erros.

4-   Robusto

Diretriz 4.1- Compatível: Maximizar a compatibilidade com atuais e futuros agentes de utilizador, incluindo tecnologias de apoio

Conformidade

Requisitos de conformidade- Para que uma página esteja em conformidade com a versão WCAG 2.0, devem ser cumpridos todos os requisitos de conformidade: -Reivindicações de Conformidade (Opcional) - A conformidade é definida apenas para páginas Web. Contudo, poderá ser apresentada uma reivindicação de conformidade em relação a uma página, uma série de páginas ou múltiplas páginas Web associadas. -Declaração de Conformidade Parcial - Conteúdo de Terceiros- Por vezes, são acrescentados conteúdos suplementares a páginas Web criadas. Por exemplo, um programa de correio eletrónico, um blogue, um artigo que permita aos utilizadores adicionar comentários, ou aplicações que suportem conteúdos introduzidos pelo utilizador. Outro exemplo seria uma página, tal como um portal ou sítio de informação, composto por conteúdos compilados por múltiplos autores, ou sítios que introduzem automaticamente conteúdos a partir de outras fontes ao longo do tempo, do mesmo modo que os anúncios são introduzidos de forma dinâmica. -Declaração de Conformidade Parcial - Idioma- Uma "declaração de conformidade parcial por motivos de idioma" pode ser apresentada quando a página não está em conformidade, mas estaria se existisse suporte por acessibilidade para todos os idiomas utilizados na página.
Grupo "As Gonçalves"
MOOC INCTEC 2014


1 comentário:

  1. Apresentação do Módulo II https://magic.piktochart.com/output/2216476-modulo-ii

    ResponderEliminar