Desenho Universal da Aprendizagem
Semana: 5 a 18 de maio
1. Atividades comuns para todos os participantes:
a) Ler e explorar os recursos recomendados.
b) Comentário individual no fórum - discussão de tema.
2. Escolha uma das alternativas de atividades (individual ou em grupo):
Explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, noLesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos. Disponibilize o URL fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual.
Utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática letiva (utilize oZunal ou qualquer outra ferramenta que se adeque). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual.
Selecione um vídeo no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, pesquise informação na Internet sobre esta teoria e relacione com o perfil de crianças/jovens com que lida ou com quem teve contacto. Elabore uma reflexão em formato de apresentação. Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual.
MÓDULO III
Plano de aula
“Histórias Especiais”
Sobre Esta Lição
DESCRIÇÃO
PRÉ-REQUISITOS
TEMPO
ESTIMADO
Metas
OBJETIVOS
EDUCACIONAIS
OBJETIVOS
VARIABILIDADE
Avaliações
AVALIAÇÕES
FORMATIVAS
A
AVALIAÇÃO SUMATIVA
Métodos de ensino
ABERTURA
Introdução
DURANTE
Introduzir Novos Conhecimentos
Explorar diferentes formas
de Leitura e Interpretação dos conteúdos abordados.
Prática guiada
Levar os alunos à descoberta de
diferentes realidades de vida e com isso proporcionar conhecimento e aprendizagem.
Prática Independente
Permitir que os alunos expressem
e explorem as suas habilidades.
ENCERRAMENTO
Sintetizar
Salientar que
estas Palavras-chave: Histórias, Leitura, Interpretação, Criatividade, Inclusão
são fundamentais à integração de qualquer aluno/ individuo na sociedade, que a
leitura leva ao conhecimento, que por sua vez se transforma em mais qualidade
de vida, sucesso pessoal e académico.
Comentários
MÓDULO III
Plano de aula
“Histórias Especiais”
Sobre Esta Lição
DESCRIÇÃO
Plano
Nacional de Leitura "Todos Juntos Podemos Ler com Histórias
Especiais"
Desenho
Universal de Aprendizagem
Palavras-chave: . Histórias, Leitura, Interpretação,
Criatividade, Inclusão
Introdução
"Desenho Universal de Aprendizagem" com o Objetivo de promover a Inclusão e tornar cada Vez Mais Possível um ensino individualizado e personalizado, com respostas Educativas à Medida de Todos os Alunos, propomo-nos desenvolver Boas Práticas de Leitura, tendo em conta como Capacidades e Necessidades indivíduos dos Alunos.
Introdução
"Desenho Universal de Aprendizagem" com o Objetivo de promover a Inclusão e tornar cada Vez Mais Possível um ensino individualizado e personalizado, com respostas Educativas à Medida de Todos os Alunos, propomo-nos desenvolver Boas Práticas de Leitura, tendo em conta como Capacidades e Necessidades indivíduos dos Alunos.
Esta
atividade desafia os alunos a Recriar Histórias em vários formatos. O Projeto tem como objetivo, fornecer
vários meios de expressão e representação.
PRÉ-REQUISITOS
Um
Olhar especial sobre as obras do Plano Nacional de Leitura
"O Beijo da Palavrinha" de Mia Couto
"O Beijo da Palavrinha" de Mia Couto
Leitura
e ilustração
Ex:
"Era Uma Vez uma Menina que nunca
vira o Mar..."
Chamava-se Maria Poeirinha e adoeceu...
O Irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar Conhecer o MAR
A importância do Poder mágico...
dos Sonhos e das Palavras.
O Irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar Conhecer o MAR
A importância do Poder mágico...
dos Sonhos e das Palavras.
TEMPO
ESTIMADO
2 Horas
Metas
OBJETIVOS
EDUCACIONAIS
Proporcionar
Boas Praticas de Leitura e facilitar a todos os alunos, a Igualdade de oportunidades
para aprender.
OBJETIVOS
·
Promover a Inclusão dos Alunos com Necessidades Educativas
Especiais nas Escolas
VARIABILIDADE
·
Turmas Regulares
·
Alunos com Dificuldades de Aprendizagem
·
Alunos com Défices Cognitivos
Avaliações
AVALIAÇÕES
FORMATIVAS
·
Fichas formativas
·
PowerPoint temáticos
·
Guião de Leitura
A
AVALIAÇÃO SUMATIVA
Trabalhos
de pesquisa
Trabalhos
de grupo
Observação direta
Métodos de ensino
ABERTURA
Introdução
Iniciar
a aula com um PowerPoint, onde se aborda a História que pretendemos estudar,
proporcionar leitura em grupo e começar pela identificação e seleção de alguns
excertos para serem
trabalhados em vários formatos. Conto,
reconto e ilustração através da exploração de várias técnicas expressivas.
DURANTE
Introduzir Novos Conhecimentos
Explorar diferentes formas
de Leitura e Interpretação dos conteúdos abordados.
Prática guiada
Levar os alunos à descoberta de
diferentes realidades de vida e com isso proporcionar conhecimento e aprendizagem.
Prática Independente
Permitir que os alunos expressem
e explorem as suas habilidades.
ENCERRAMENTO
Sintetizar
Salientar que
estas Palavras-chave: Histórias, Leitura, Interpretação, Criatividade, Inclusão
são fundamentais à integração de qualquer aluno/ individuo na sociedade, que a
leitura leva ao conhecimento, que por sua vez se transforma em mais qualidade
de vida, sucesso pessoal e académico.
Experiências pessoais
Filmes no youtube
Comentários
Temos por objetivo desenvolver Boas Práticas de promoção de
leitura, tendo em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos.
Pretendemos com o Desenho Universal para a Aprendizagem, construir
Currículos que promovam a igualdades de oportunidades, sugerindo metas
flexíveis, adaptadas às necessidades reais e específicas de cada aluno.
Pretendemos proporcionar um ensino eficiente para todos os alunos, partindo dos seus saberes e não dos seus conhecimentos.
ResponderEliminarErnestina Gonçalves
Olá, estes são os resultados do meu questionário VARK
ResponderEliminarA minha pontuação foi:
• Visual: 1
• Oral: 5
• Leitura / Gravação: 1
• Cinestésico: 9
Parece que tenho uma forte preferência pela aprendizagem cinestésica.
Devo usar as helpsheets para estratégias de estudo que se aplicam a minha preferência de aprendizagem
Ernestina
Boa noite, esta é a ligação para a apresentação no Lesson Builder do Módulo III
ResponderEliminarhttp://udlexchange.cast.org/lesson/1102392 (necessário inscrição no UDLexchange)