MÓDULO 3

Desenho Universal da Aprendizagem

Semana: 5 a 18 de maio
1. Atividades  comuns para todos os participantes:

a) Ler e explorar os recursos recomendados.

b) Comentário individual no fórum - discussão de tema.  

2. Escolha uma das alternativas de atividades (individual ou em grupo):

Explore o modelo de planeamento de unidades de aprendizagem de acordo com os princípios de desenho universal na aprendizagem no website CAST/UDLCenter. Baseado num destes exemplos, crie um plano de aula, noLesson Builder (pode utilizar o instrumento traduzido) ou utilize qualquer outro instrumento de planificação indicado nos recursos. Disponibilize o URL fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual.

Utilize a metodologia de webquest e planifique uma atividade pedagógica no contexto da sua prática letiva (utilize oZunal ou qualquer outra ferramenta que se adeque). Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual.


Selecione um vídeo no Pinterest sobre a Teoria das Inteligências Múltiplas, pesquise informação na Internet sobre esta teoria e relacione com o perfil de crianças/jovens com que lida ou com quem teve contacto. Elabore uma reflexão  em formato de apresentação. Disponibilize o URL no fórum de submissão e discussão dos trabalhos. Registe no e-portefólio individual.



MÓDULO III

 

 

Plano de aula


“Histórias Especiais”


Sobre Esta Lição


DESCRIÇÃO


Plano Nacional de Leitura "Todos Juntos Podemos Ler com Histórias Especiais"
Desenho Universal de Aprendizagem
Palavras-chave: . Histórias, Leitura, Interpretação, Criatividade, Inclusão 

Introdução 
"Desenho Universal de Aprendizagem" com o Objetivo de promover a Inclusão e tornar cada Vez Mais Possível um ensino individualizado e personalizado, com respostas Educativas à Medida de Todos os Alunos, propomo-nos desenvolver Boas Práticas de Leitura, tendo em conta como Capacidades e Necessidades indivíduos dos Alunos.
Esta atividade desafia os alunos a Recriar Histórias em vários formatos.  O Projeto tem como objetivo, fornecer vários meios de expressão e representação.



PRÉ-REQUISITOS


Um Olhar especial sobre as obras do Plano Nacional de Leitura 
"O Beijo da Palavrinha" de Mia Couto
Leitura e ilustração

Ex:
 "Era Uma Vez uma Menina que nunca vira o Mar..." 
  Chamava-se Maria Poeirinha e adoeceu... 
  O Irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar Conhecer o MAR 

A importância do Poder mágico... 
                                        dos Sonhos e das Palavras.


TEMPO ESTIMADO

2 Horas



Uso potencial


OBJETIVO:


As aulas podem ser usadas ​​para uma variedade de propósitos, incluindo a sala de aula, desenvolvimento profissional, como modelos para os métodos, ou para pensar em materiais. Pense amplamente como você indicar os fins a que esta lição pode ser usada.
Instrução Sala de Aula
Grupo pequeno

TIPOS:

De:                 
Para:                

ÁREAS DE CONTEÚDO:


Delimitar a zona de conteúdo (s) relacionada a esta lição.
Português/ Literatura/ Expressões literárias e artísticas

 

Metas


OBJETIVOS EDUCACIONAIS


Proporcionar Boas Praticas de Leitura e facilitar a todos os alunos, a Igualdade de oportunidades para aprender.


OBJETIVOS

·         Promover a Inclusão dos Alunos com Necessidades Educativas Especiais nas Escolas


VARIABILIDADE


·         Turmas Regulares
·         Alunos com Dificuldades de Aprendizagem
·         Alunos com Défices Cognitivos


Avaliações


AVALIAÇÕES FORMATIVAS


·         Fichas formativas
·         PowerPoint temáticos
·         Guião de Leitura 


A AVALIAÇÃO SUMATIVA


Trabalhos de pesquisa
Trabalhos de grupo
Observação direta


Métodos de ensino


ABERTURA

Introdução

 Iniciar a aula com um PowerPoint, onde se aborda a História que pretendemos estudar, proporcionar leitura em grupo e começar pela identificação e seleção de alguns excertos   para serem trabalhados em vários formatos. Conto, reconto e ilustração através da exploração de várias técnicas expressivas.

DURANTE

Introduzir Novos Conhecimentos

Explorar diferentes formas de Leitura e Interpretação dos conteúdos abordados.

 

Prática guiada

 Levar os alunos à descoberta de diferentes realidades de vida e com isso proporcionar conhecimento e aprendizagem.

 

Prática Independente

 Permitir que os alunos expressem e explorem as suas habilidades.



ENCERRAMENTO

Sintetizar

Salientar que estas Palavras-chave: Histórias, Leitura, Interpretação, Criatividade, Inclusão são fundamentais à integração de qualquer aluno/ individuo na sociedade, que a leitura leva ao conhecimento, que por sua vez se transforma em mais qualidade de vida, sucesso pessoal e académico.

 

 

 

 

Materiais

MATERIAIS E SUPRIMENTOS


·         Livros
·         Papeis
·         Riscadores
·         Tintas
·         Cola branca

RECURSOS INCLUÍDOS


Experiências pessoais
Filmes no youtube

Comentários


 

Temos por objetivo desenvolver Boas Práticas de promoção de leitura, tendo em conta as capacidades e necessidades individuais dos alunos.
Pretendemos com o Desenho Universal para a Aprendizagem, construir Currículos que promovam a igualdades de oportunidades, sugerindo metas flexíveis, adaptadas às necessidades reais e específicas de cada aluno.  

3 comentários:

  1. Pretendemos proporcionar um ensino eficiente para todos os alunos, partindo dos seus saberes e não dos seus conhecimentos.

    Ernestina Gonçalves

    ResponderEliminar
  2. Olá, estes são os resultados do meu questionário VARK
    A minha pontuação foi:
    • Visual: 1
    • Oral: 5
    • Leitura / Gravação: 1
    • Cinestésico: 9
    Parece que tenho uma forte preferência pela aprendizagem cinestésica.
    Devo usar as helpsheets para estratégias de estudo que se aplicam a minha preferência de aprendizagem

    Ernestina

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, esta é a ligação para a apresentação no Lesson Builder do Módulo III
    http://udlexchange.cast.org/lesson/1102392 (necessário inscrição no UDLexchange)

    ResponderEliminar