MÓDULO 1


Políticas Inclusivas e Medidas Educativas para Alunos com NEE

Semana 7 a 20 de abril

1. Atividades comuns para todos os participantes:

a) Ler e explorar os recursos recomendados.


b) Comentário individual no fórum - discussão de tema.





Politicas Inclusivas e Medidas Educativas para alunos com NEE


Segundo, carneiro,1996,"Os sistemas educativos formais limitam o desenvolvimento pessoal, impondo a todas as crianças o mesmo modelo cultural e intelectual, sem ter em conta a diversidade dos talentos e das potencialidades individuais.”
As Políticas Educativas continuam centradas nos resultados e nos rankings! Embora se afirmem inclusivas, as medidas adotadas nem sempre estão direcionadas para resolver as “diferenças”. A escola continua a não conseguir dar a resposta mais adequada aos seus perfis de funcionalidade.
Sendo a minha formação base na área das expressões, tenho-me dedicado e explorado com os alunos (tanto individualmente como no grupo turma) atividades, que a meu ver, respeitam as diferenças, a sua integridade, a igualdade e promovem, ainda, o sucesso nos seus desempenhos, não havendo lugar para descriminações!

O que me leva a perguntar, se a criatividade poderá ser importante para a aquisição e desenvolvimento de competências específicas na população com NEE? Será importante para a formação integral do individuo e poderá promover a inclusão? Será que uma abordagem criativa da educação faz com que o aluno com NEE se sinta menos limitado? Mais capaz e respeitado no seu ritmo de trabalho?

Partilho assim, um texto de que gosto particularmente e que acho que ainda “hoje” ilustra a realidade da nossa escola! 

 
                       “A Criatividade no Quotidiano da Escola”
Era uma vez uma galinha branca que punha ovos azuis…
- Ovos azuis? – Reclamou a professora, indignada, interrompendo a leitura da minha redação, enquanto a turma se agitava em risinhos de troça e segredinhos maliciosos.
-Ovos azuis, sim senhora professora - respondi eu. - A minha galinha põe ovos azuis.
-A menina está a brincar comigo? Já viu alguma galinha pôr ovos azuis? Sente-se imediatamente e faça já outra redação.
Quando depois do “toque” a professora me chamou para que lesse em voz alta a segunda versão, comecei:
Era uma vez uma galinha branca que punha ovos brancos, só porque não a deixavam pôr ovos azuis…”                            
                          Maria José Balancho (1990,p.)
                           (BALANCHO e SANTOS, º c., p.13)

Acho que a causa de tanto insucesso, de tanta dificuldade em conseguirmos que a escola seja um espaço aberto, promotora de bem-estar e igualdade de oportunidades, ou seja, uma escola inclusiva, a escola de todos e para todos, se deve ao facto de não estarmos preparados para lidar com as diferenças, qualquer diferença, aquelas que fazem com que haja ritmos diferentes de aprendizagem, meninos mais autónomos, mais impulsivos, imaturos, e muitas outras características que por vezes identificam as NEEs.
Como professora de educação especial, deparo me com isso todos os dias! 

Teremos de ser todos iguais? Claro que não! Segundo a Declaração de Salamanca:
  •  Todas as crianças têm direito à educação;
  • Os Sistemas e Programas Educativos devem te em conta as diversidades e           necessidades dos alunos:
  • Os que têm necessidades educativas especiais devem ter acesso à escola regular com as adequações necessárias assentes numa pedagogia centrada no aluno;
  •   E, ainda, diz que a escola regular é o meio mais eficaz de combate à discriminação.

Por isso, com estas Medidas (Ateliês/ dinâmicas diferenciadas) as aprendizagem e a Escola Inclusiva ficam mais próximas!


1 comentário:

  1. Olá, publiquei há dias atrás, um comentário sobre a Inclusão. Apresento agora, a hiperligação para uma reflexão sobre a escola que ainda temos e a escola inclusiva tão aclamada, que é ainda, a meu ver, uma “miragem”!
    http://prezi.com/omebodb-kvya/politicas-inclusivas-e-medidas-educativas/

    Gonçalves

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